A Ibrem – Igreja Batista Resplandecente Estrela da Manhã é fundada no Bairro Ladeira e possui o firme propósito de somar forças junto às demais igrejas já existentes. A Ibrem é fruto da expansão da Igreja Batista Jardim das Oliveiras. Naquele tempo, o jovem Gilmar Garbero, trabalhava com a juventude e ministério de louvor.
Foram nove anos em um templo com capacidade para 70 pessoas, em um espaço de 10mx5m. Mas, em meio a lutas, lágrimas e orações, chegou-se a conclusão de que era necessário um estabelecimento maior, pois aquele já estava restrito para a visão que Deus tinha dado à igreja.
Durante este período, os pastores Sozígenes de Araújo Soares e, posteriormente, Sebastião Rodrigues de Oliveira, lideraram a igreja. Após o pastor Sebastião ser transferido para outra cidade, a Ibrem precisou levantar uma nova liderança. Foi neste momento que o atual pastor-presidente, Gilmar Garbero, com 33 anos, assumiu a responsabilidade de pastorear a congregação, tendo como “braço-direito”, o pastor Gonçalves de Paula Cunha que, até os dias hoje, é o responsável pelas questões administrativas e financeiras da Ibrem.
Era um período de dificuldades financeiras, mas os irmãos foram movidos pela fé e pelas promessas de Deus. O imóvel escolhido para a mudança foi um galpão localizado à Rua Américo Lobo, no Manoel Honório. Apesar de o espaço ter aumentado, eram somente 20 bancos, com capacidade para seis pessoas cada um, por isso, foram comprados mais 20 bancos.
O crescimento, em dois anos, foi superior a 200%. Em 1995 eram 70 membros, em 1997, 210. Durante esse período, foram enviados cinco missionários para fora do Brasil: um para o México, dois para o Egito e dois para a Inglaterra.
Foram adquiridos mais 40 bancos, totalizando 500 lugares. Em quatro meses, eles estavam quase todos tomados.
Devido a incessante multiplicação, o galpão passou por uma reforma para ampliar o espaço. Foram comprados mais 50 bancos, e agora, já era possível abrigar, aproximadamente, 800 pessoas sentadas.
Neste ano, a IBREM adotou a Visão Celular. Os membros passaram a ser mais atuantes, abrindo suas casas para o ensino da Palavra de Deus ou liderando uma célula.
Devido à intensa multiplicação, novamente, a Igreja vê a necessidade de mudar para um espaço mais amplo. O novo endereço é a Rua Santa Terezinha, 260. O templo de Santa Terezinha tem capacidade para mil pessoas e, a partir da venda do terreno do bairro Francisco Bernardino, passou a abrigar as instalações do CETEMI.
É adquirido o sítio em Maripá de Minas, que passou por diversas reformas. O local abriga os Encontros, Congressos e demais eventos da Igreja, podendo ser, ainda, alugado para outras Igrejas interessadas.
Nesse ano foi sancionada a Lei Municipal 10528, que concedeu à Ibrem o Título de Entidade Benemérita, pelos trabalhos relevantes prestados à causa do Evangelho em Juiz de Fora, tornando a cidade a capital do avivamento no Brasil.
É comprado um terreno no bairro Francisco Bernardino com espaço suficiente para a construção de um templo para 10 mil pessoas. Ainda em 2005, é criado o Centro Missiológico Teológico de Juiz de Fora (CMTJF), pessoa jurídica composta pela Faculdade de Teologia Bíblica (FATEB) e Centro de Estudos, Treinamento e Envio de Missionários Interculturais (CETEMI).
O chamado de pregar a palavra ganhou uma poderosa ferramenta: um programa de televisão. A partir desse ano, os cultos de adoração dos domingos à noite começaram a ser gravados para fazerem parte do programa que entrava no ar pela afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em Minas Gerais, a TV Alterosa. Ele foi transmitido aos sábados pela manhã para a Zona da Mata Mineira e Vertente até o início de 2009.
Com tantos sonhos e grandes visões, a IBREM estará sempre disposta a cumprir o seu chamado de multiplicação e de ser um referencial para as multidões. No fim de 2008, a IBREM adotou a visão dos Encontros de Evangelismo. Realizados mensalmente no sítio de Maripá, o evento busca, durante três dias, trazer a mensagem da salvação para os participantes através de diversas estratégias. A cada mês podemos perceber a mão de Deus atuando poderosamente sobre nossa igreja, trazendo centenas de pessoas a aceitarem a Cristo.
Em 2009 a IBREM alugou o espaço de uma grande concessionária de automóveis e formou um novo templo com a capacidade para até 2500 pessoas. O templo funcionava no bairro Cerâmica.
Esse foi o ano das grandes mudanças para a IBREM. No final do ano, o sonho de Deus de mais de 20 anos, se torna realidade. A igreja adquire outro terreno próprio. Com a venda do terreno do bairro Francisco Bernardino, é adquirido um espaço com mais de 20 mil m2. Não somente o tamanho, mas a localização mostra que Deus tem grandes planos para a “Estrela da Manhã”. O novo terreno se encontra a 100 metros da Rodoviária de Juiz de Fora, ao lado do Jardim Botânico de Juiz de Fora, área administrada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em frente a um shopping da cidade. A entrada do templo é pelo bairro Santa Terezinha.
Dez anos depois, a congregação se reúne em uma grande tenda até que o templo fique pronto para receber os cultos. São anos para conseguir erguer este prédio, que terá a capacidade para mais de dez mil pessoas. Parte do edifício já está construída, com salas para o ministério de ensino, um templo com capacidade para 300 pessoas e cantina com maquinário industrial. Dia a dia Deus tem sido fiel e o templo está tomando forma, ficando cada vez mais perto o momento em que todos irão se reunir nesta, que é grande promessa de Deus para a Ibrem: que a nossa igreja se tornaria um farol para esta cidade.